Noticias ERGONOLIFE.


Espessura da carótida pode indicar risco de novo AVC, aponta estudo

"Cientistas espanhóis demonstraram que a espessura da parede da artéria carótida pode determinar o risco de um novo derrame cerebral, o que representa uma ferramenta para prevenir um segundo episódio, informou nesta quinta-feira (1º) o Hospital del Mar de Barcelona.Essa medição alerta para uma recaída dos problemas de irrigação e, portanto, serve como marcador clínico de previsão de derrames, reduzindo os índices de mortalidade, informou o Hospital del Mar em comunicado à imprensa. A porcentagem de pacientes que apresentam um novo episódio de AVC durante o primeiro ano é de 7%, número que chega a 15% quando são somados os que sofrem episódios cardiovasculares e os que acabam morrendo. A pesquisa do Hospital del Mar faz parte de um estudo que avalia possíveis marcadores de recorrência em derrames e no qual colaboraram cerca de 50 hospitais da Espanha. Os dados foram publicados no número de novembro da revista de neurologia "Stroke". O acidente vascular cerebral é a primeira causa de mortes em mulheres e a segunda em homens na Espanha, e sua incidência segue crescendo por conta do envelhecimento da população."

Data da postagem: 2011-12-05

Cerca de 200 mil brasileiros morrem antes da hora por causa do cigarro!

"Cerca de 25 milhões de brasileiros são fumantes. E estima-se que 200 mil pessoas morram antes da hora por causa do cigarro no país. Quem fuma adoece com uma frequência duas vezes maior. Também têm menor resistência física, menos fôlego, aparência pior e desempenho mais baixo nos esportes e na vida sexual.Em cada cigarro, um indivíduo dá cerca de dez tragadas. E o monoxímetro é o aparelho que mede o nível de monóxido de carbono no pulmão do fumante. O normal é ter entre zero e uma partícula por milhão. O cigarro desencadeia quadros pulmonares graves, que fazem as pessoas se sentirem o tempo todo como se estivessem sem fôlego em uma corrida. Depois de um tempo sem o cigarro, o corpo de quem fuma implora por nicotina. É nessa hora que o indivíduo passa por uma prova de fogo: a abstinência.Por isso, é fundamental manter-se firme nesses momentos de provação, e com o tempo as crises se tornam cada vez mais esparsas e menos intensas. De acordo com Drauzio, a nicotina é a substância química que mais causa dependência, além de fortes crises de abstinência. Nesse sentido, é pior que a maconha, a cocaína e o crack."

Data da postagem: 2011-12-05

Dor no pescoço, ombros e cervical pode ser evitada com cuidados simples. Especialistas recomendam fazer automassagem e alongamentos.

"Nossas estruturas começam se desgastar a partir do momento em que fazemos 20 anos. Para fortalecer e relaxar o pescoço, suba o ombro e vire o queixo para o mesmo lado, como se fosse limpá-lo na roupa. Depois solte o ombro. Coloque a cabeça para baixo e pressione-a com as mãos. Depois, leve a cabeça para trás. Pessoas que têm atividades que tensionam muito o pescoço devem fazer os exercícios de alongamento a cada 2 horas, por cerca de 5 minutos. Flexione a cabeça para frente e para trás, olhe sobre os ombros para um lado e para o outro, e faça rotações lentas, nos sentidos horário e anti-horário. No caso de cervicobraquialgia, dor que se irradia para os membros superiores, uma boa solução é usar um colar ortopédico no pescoço para limitar os movimentos até que o desconforto passe. Você também pode colocar uma almofada pequena embaixo do braço e respirar. Isso relaxa o rosto e os ombros."

Data da postagem: 2011-12-02

Obesidade e sedentarismo fazem casos de diabete disparar

"Uma doença silenciosa e incurável, que compromete a qualidade de vida dos pacientes, pode levar a problemas graves (como enfarte, AVC e amputações de membros) se não for bem tratada e que atinge cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). Esse é o perfil da diabete atualmente e os especialistas são unânimes: o quadro vem se agravando e tende a ficar muito pior nos próximos anos. De acordo com a IDF, são quase 350 milhões de diabéticos no mundo atualmente, mas esse número deve saltar para mais de 550 milhões até 2030, um aumento de 57%. Em Curitiba, dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSC) mostram que 71 mil pessoas maiores de 40 anos têm a doença, o que corresponde a 11% da população nessa faixa etária.Segundo o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Balduino Tschiedel, a doença está crescendo em todos os países e o motivo principal é uma combinação de sedentarismo e alimentação cheia de produtos industrializados – ricos em sódio e em gordura saturada – e pobre em frutas, verduras, legumes, carnes magras e cereais integrais, levando a um aumento dos casos de obesidade."

Data da postagem: 2011-11-28

Brasil terá 520 mil novos casos de câncer em 2012

"O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), do Ministério da Saúde, divulgou nesta quinta-feira (24) a publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil. O estudo, que serve para orientar as políticas públicas para o setor, aponta uma estimativa de 520 mil casos novos da doença para o próximo ano. Sete novas localizações de câncer entraram no ranking dos tumores mais frequentes do país.“A melhoria na qualidade dos exames de investigação em casos suspeitos, contribui para a exatidão do diagnóstico do câncer da tireoide. Isso se reflete no aumento do número de casos desse tipo de tumor.”, diz a responsável pelo serviço de endocrinologia do Inca, Rossana Corbo."

Data da postagem: 2011-11-25

Homens perdem peso mais fácil porque têm até 20% mais músculos

"Os homens têm mais massa magra que as mulheres, motivo pelo qual perdem peso com mais facilidade. Isso porque os músculos são o motor do corpo e promovem a maior parte das reações químicas que transformam nutrientes em energia, o que garante a queima calórica. Nas células musculares, as mitocôndrias são responsáveis pelo gasto energético. Além disso, os músculos ajudam no chamado metabolismo basal, que é a queima do organismo em repouso, necessária para manter o funcionamento dos órgãos vitais. Quando os homens diminuem a ingestão de alimentos e fortalecem os músculos, aumentam ainda mais esse gasto calórico."

Data da postagem: 2011-11-23
Primeira Página   1   2   3    4   5   6   7   Última página