ERGONOMIA


A palavra "Ergonomia" vem de duas palavras Gregas: "ergon" que significa trabalho, e "nomos" que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de "conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa". Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.

A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os estresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.

De maneira geral, os domínios de especialização da ergonomia são:

  • ERGONOMIA FÍSICA: está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia, biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
  • ERGONOMIA COGNITIVA: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme aferem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem-computador, estresses e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
  • ERGONOMIA ORGANIZACIONAL: concerne à otimizações dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, politicas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações, projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão de qualidade.

  • Dicas


    Dica do dia:

    "FUNÇÕES FISIOLÓGICAS DA BANDAGEM ELÁSTICA: A função dérmica é..."

    Data da postagem: 2018-01-17


    Veja mais...

    DEPOIMENTOS


    Edson Mendonça

    Empresa: PIZZATTOLOG

    Só repassando feedback do trabalho do Guilherme. Devido ao meu problema de coluna, ajudou...

    Saiba mais...